domingo, junho 26, 2005

a folha amassada

No meio de alguns mails sem interesse, lá vem um ou outro que desperta a curiosidade e diz qualquer coisa de útil que aproveito para dar a conhecer, uma parábola, que comigo encaixa na perfeição, antes não encaixasse, mas como não temos controlo sobre o que sentimos...
Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva à menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem havia magoado. Um dia, meu professor, após presenciar toda uma cena, me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva... Então me chamou e me entregou uma folha de papel lisa
e me disse: - Amasse-a!
Com receio, obedeci e fiz com ela uma bolinha. - Agora, deixe-a como estava antes. Voltou a dizer-me. É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.
O professor me disse, então:
- O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que nele deixamos será tão difícil de apagar quanto esses amassados. Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
(Autor Desconhecido)
Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais... Um Mestre Sufi disse certa vez:
"Se o que você pretende dizer não é mais belo que o silêncio, para que falar?".

5 Comments:

Blogger A. said...

Bela frase... eu também acho que às vezes mais vale ficar calado... ;)
Bjs***

28/6/05 17:15  
Blogger Sophia said...

Que giro, eu não conhecia esta versão. Conheço, sim, a da tábua que o pai dá ao filho e lhe diz para espetar pregos cada vez que sentir raiva e/ou for mal-educado para alguém. Passado pouco tempo, a tábua está cheia de pregos e o pai manda retirá-los. Ficam as marcas. O pai diz ao filho que cada prego é cada pessoa que ele magoou (ou cada vez que ele magoou alguém; cada prego retirado, é o pedido de desculpas aceite pela pessoa magoada; cada marca é a mágoa causada e essa não desaparece... Gostei muito desta versão que não conhecia. Parabéns.

4/7/05 23:29  
Blogger  said...

sem dúvida está excelente...
tanto o mail como a última frase... apoio totalmente essa filosofia!

bjs... n tnh gd coisa pa dizer, fiquei sem palavras... "mais vale estar calada!"
passa no meu quando quiseres...

10/7/05 17:04  
Blogger Ricardo said...

Era o k eu devia fazer muitas vezes... mas é mais forte do que eu! :-) depois é uma carga de trabalhos para voltar ao k era... Ai ricardo, ricardo!

12/7/05 14:44  
Anonymous Anónimo said...

Gostei de ler; para além de ser bem verdade, conhecia a já referida versão da tábua e do prego... Uma boa lição de vida que nos faz pensar antes de rebentarmos em fente uma pessoa, especialmente se esta for importante para nós... Além da marca ficar na outra pessoa, nós também não nos sentimos propriamente às mil maravilhas... Sei que quando magoo alguém importante para mim apesar de dizer tudo duma vez, em vez de me sentir aliviada, imagino a dor que a esse alguém causei.

Beijos e continua o bom trabalho do blog.

17/7/05 21:40  

Enviar um comentário

<< Home